Notícias

Opi aponta a presença de invasores em corredor de perambulação de grupos isolados, no Vale do Javari

Invasores deixaram rastros no interior da Terra Indígena Vale do Javari. Fotos: Povo Marubo

Publicado por Opi

Compartilhar

Documento pede providências à Fundação Nacional dos Povos Indígenas

A Rede Javari, do Observatório dos DIreitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi), enviou informação à Funai sobre a presença de invasores nas proximidades de grupos isolados na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Indígenas Marubo da região do alto rio Curuçá se depararam com sinais da presença de invasores no território, em  uma área que fica próxima a dois registros de grupos isolados. 

Um grupo de famílias Marubo, na primeira quinzena de março, estava transportando uma canoa de
alumínio recém comprada até a aldeia Maronal, utilizando caminhos antigos que existem desde a década de 40 e, durante o percurso, encontraram diversos sinais da presença de invasores, como sacos plásticos de sal, botas, tapiris e sacos de fibra. Os vestígios indicam que a invasão foi de caçadores que fizeram matança de animais selvagens para fins comerciais.

O local é conhecido como um santuário dos animais, por concentrar sais minerais (canamã) onde todos os tipos de animais buscam se alimentar para suprir carências desses nutrientes. Além de ser um local estratégico para os bichos, o território é um corredor de perambulação de indígenas isolados. Os moradores Marubo da região confirmam a presença dos isolados. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) considera estes grupos como registros em estudo (que ainda devem ser confirmados oficialmente).

Os Marubo da região já denunciaram à Funai em várias ocasiões sobre a presença de invasores nessas áreas da Terra Indígena, chamando atenção também para os riscos de conflito tanto com indígenas aldeados quanto com grupos isolados. Nenhuma providência foi tomada até agora. 

A Equipe de Vigilância (EVU) da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA), denunciou também o avanço das atividades agropecuárias em direção ao limite sul da Terra Indígena. No Igarapé Velho Júlio, canal que os Marubo usam para fazer transporte de canoas de alumínio, existem várias aberturas de roças e de moradias de invasores que se aproximam cada vez mais em direção ao território. É urgente que se adotem estratégias de atuação permanente nesta parte do território do Vale do Javari. 

Leia também: