Notícias

Nota de pesar pela partida precoce de Cris Baré

Publicado por Opi

Compartilhar

Lamentamos profundamente a partida precoce de Cris Baré, advogada indígena que atuava na vanguarda da luta pelos direitos indígenas perante os tribunais brasileiros. Nascida em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, no Amazonas, Cris se engajou, desde muito jovem, nas lutas indígenas. 

Formada em direito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), integrou a aguerrida equipe juridica da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e foi fundadora do Podáali, o fundo feito por indígenas para financiamento de projetos indígenas na Amazônia. 

Cris teve um papel destacado durante a pandemia de Covid-19, denunciando as carências e necessidades dos povos indígenas diante da crise sanitária. Representando a Coiab, se manifestou perante o Supremo Tribunal Federal contra a tese do marco temporal, a maior ameaça aos direitos indígenas no Brasil, durante o julgamento que decretou a inconstitucionalidade, em setembro do ano passado.

Neste momento de dor, prestamos nossa solidariedade à família, aos amigos e companheiros da Coiab, desejando que o caminho de Cris à ancestralidade seja mais uma luz na luta dos povos indígenas brasileiros.

Leia também:

Cadastre-se para receber nossa newsletter.