Opi participou do evento que reuniu povos de todo o estado
O Observatório dos Povos Indígenas Isolados (Opi) participou da 8ª edição da Assembleia Geral da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT), realizada entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2026, na Aldeia Quatro Cachoeiras, na Terra Indígena Utiariti, no município de Campo Novo do Parecis (MT). A organização esteve representada por Elias Bigio, Coordenador das redes indígenistas do Opi.
A assembleia reuniu lideranças e representantes de 46 povos indígenas, provenientes das sete regionais da FEPOIMT, consolidando um importante espaço de diálogo, articulação política e tomada de decisões coletivas sobre as pautas prioritárias dos povos indígenas do estado.
O encontro contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da presidenta da Funai, Joenia Wapichana, além de lideranças locais e representantes de organizações indígenas e indigenistas, como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e a Operação Amazônia Nativa (Opan).
Durante a programação, foi realizada a eleição da nova diretoria da FEPOIMT, para a gestão 2026-2030, fortalecendo a representatividade institucional e a continuidade da luta pelos direitos dos povos indígenas de Mato Grosso. Eliane Xunakalo e a chapa “Ancestralidade, força e união” foram eleitos com 386 votos de delegados representantes das 7 regionais do estado.
A participação do Opi na assembleia reforça o compromisso do Observatório com o acompanhamento das articulações políticas indígenas, a defesa dos direitos dos povos isolados e de recente contato e o fortalecimento das organizações indígenas em seus territórios.


