News

Adonias do Carmo Jabuti: um grande sertanista que perdemos

Adonias Jabuti em imagem preto e branco.
Foto: divulgação

Published by Opi

Share

O Observatório dos Povos Indígenas Isolados (Opi) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Adonias do Carmo Jabuti, aos 59 anos, ocorrido em 10 de janeiro de 2026, em Alta Floresta d’Oeste (RO).

A vida de Adonias foi profundamente impactada pelas violências históricas associadas à extração de borracha em Rondônia. Ainda assim, diante das adversidades, soube se reinventar com dignidade, compromisso coletivo e profundo amor pelos povos indígenas. Atuou no sindicato dos seringueiros em Guajará-Mirim, teve programa em rádio local e, posteriormente, encontrou sua vocação no trabalho de proteção etnoambiental.

Como agente da Frente de Proteção Etnoambiental Guaporé, atuou desde o período em que a frente ainda era de contato, colaborando com Marcelo Santos e se reaproximando de sua pertença indígena Djeoromitxi. Teve papel fundamental nos trabalhos de localização, monitoramento e proteção de povos indígenas isolados e de recente contato em Rondônia, especialmente nas regiões do rio Branco e do rio Guaporé.

Adonias gostava de se autodenominar sertanista, plenamente consciente da importância histórica de sua atuação. Seu conhecimento, construído na vivência com a floresta e os povos, tornou-se referência para pesquisadores, indigenistas e agentes de proteção. Entre companheiros, dizia-se que ele estava nesse trabalho “desde o tempo do marechal Rondon”.

Reconhecido também pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Adonias foi mestre-formador, guardião de memórias e elo vivo da identidade de diversos povos do médio e baixo rio Guaporé, contribuindo decisivamente para a proteção dos Akuntsu, Kanoê, Makurap, Djeoromitxi, Tupari, Aikanã, entre outros.

O Opi se solidariza com seus familiares, parentes, amigos e companheiros da Frente Guaporé. Seu legado seguirá vivo na floresta, na memória dos povos e na continuidade da luta pela proteção dos povos indígenas isolados.

Read also:

Sign up to receive our newsletter.